sábado, 26 de outubro de 2019

Monitoria em Matemática e Química: programa de aulas complementares

A proposta de intervenção pedagógica junto aos estudantes de ensino médio de escolas estaduais e municipais de Cocal-PI, buscando aprimorar o ensino da Matemática e da Química nas escolas públicas de Cocal. Dessa forma, este programa foi pensado de modo que os alunos de graduação em Matemática e Química do IFPI campus Cocal para que estes possam ter contato com as escolas da cidade e, consequentemente, entrarem em contato com os diversos cenários, tendo então experiência docente, contribuindo para a formação docente. Além disso, a proposta tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos referentes a Matemática e a Química, buscando solucionar a problemática do ensino na cidade. 

Monitoria de Química para alunos do 2º do Ensino Médio

As atividades são desenvolvidas por alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e 
Química do IFPI, campus Cocal, sendo que estes auxiliam os alunos das seguintes escolas: Unidade Escolar Pinheiro Machado, Unidade Escolar Chico Monção, Unidade Escolar José Basson, no estudo dos conteúdos básicos da Matemática e da Química. Os alunos da graduação são orientados pelos professores das referidas escolas, quanto ao conteúdos a ser abordado.

Monitoria Química com alunas do 1º ano do Ensino Médio

As monitorias de Química são realizadas com alunos de 1º e 2º anos da Unidade Escolar Pinheiro Machado. Durante as aulas, tem-se a revisão dos conteúdos abordados pelos professores, bem como amostragem de experimentos e jogos, como meio de propiciar uma melhor visualização dos conteúdos.

Jogos no ensino de Química

Experimento sobre pH para alunos do 2º ano do Ensino Médio

As monitorias de Matemáticas são realizadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola José Basson e da Escola Chico Monção, bem como com alunos do Ensino Médio da Escola Pinheiro Machado.

Monitoria de Matemática com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Olimpíada Nacional de Ciências

Ao iniciar as atividades do Femina Scientia: Programa de prospecção de talentos femininos para a ciência no nordeste brasileiro. Tendo em vista a demanda local, elaborou-se projetos extras, dentro da chamada, como meio de abranger outras áreas do conhecimento. Desse modo, alunos de duas escolas do município de Coca-PI foram inscritos na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A referida olimpíada aborda assuntos relacionados à Física, Química, Biologia e Astronomia. Nesta atividade, o projeto responsabilizou-se em inscrever e fazer a aplicação das provas.

Aplicação da ONC
Com a divulgação do resultado da 1ª fase, em que apenas uma aluna atingiu a pontuação necessária para participar da segunda fase. Começou-se as atividades de monitoria, sendo que estas foram feitas pelas professoras bolsistas do projetos e também por professores voluntários da Unidade Escolar Pinheiro Machado. Para isso, foram feitas apostilas que continham questões das provas anteriores ONC. Dessa forma, os professores fizeram atividades de correção de questões e revisões de conteúdos, como forma de preparação para a 2ª fase da ONC.

Atividade de monitoria
Assim, no mês de setembro, ocorreu a aplicação da 2ª fase da ONC, na cidade de Cocal dos Alves - PI. 


Participação na 2ª fase da ONC
O resultado da 2ª fase da ONC está previsto para ser divulgado no dia 1º de novembro. As expectativas é que tenhamos resultados positivos.




Curso de formação para Olimpíada de Química

O Curso de Formação para Olimpíada de Química Júnior, ocorreu entre os meses de março de agosto de 2019. A atividade foi proposta na chamada CNPq/MCTIC nº 31/2018, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI campus Cocal. Nesta ação, participaram alunos de escolas públicas de ensino fundamental de Cocal-PI.



No Curso de formação para Olimpíada de Química, estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFPI - campus Cocal, lecionam conteúdos de forma a preparar os alunos para 1ª fase 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQJr). Ressalta-se que as atividades desenvolvidas são planejadas de modo a aliar teoria e prática, como meio de proporcionar uma aprendizagem significativa. Durante as aulas, os alunos têm a exposição de conteúdos e, posteriormente, são instigados a fazerem modelos didáticos, responder questões, entre outros.


No mês de agosto, os alunos fizeram a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Química Junior. Destes, 6 alunos conseguiram passar para a 2ª fase da Olimpíada.

Alunos classificados para a 2ª fase da OBQJr
Com isso, nos mês de setembro ocorreu a aplicação da 2ª fase da OBQJr. A prova foi realizada na cidade de Cocal dos Alves-PI. Dessa forma, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cocal-PI (SEMED), pode-se deslocar os alunos até a referida cidade, para o comparecimento à aplicação da prova.

Participação dos alunos, na aplicação da 2ª fase da OBQJr
Os resultados da 2ª fase da OBQJr estão previstos para serem divulgados no fim de outubro de 2019.